sábado, 27 de junho de 2009

Instalação do Slackware 12.1



O primeiro passo para instalar o servidor virtual foi criar uma máquina virtual, na qual tem como configuração 8 Gb de HD, 256 MB de memória ram e um processador intel de dois núcleos. O segundo passo foi ligar a máquina executar a máquina virtual, dando boot pelo drive de CD/DVD, iniciando o DVD “Bootável” no SETUP.

Após o boot no DVD foi pedido a configuração do telclado, no qual foi escolhido por padrão o tipo Abnt2, assim foi aberto uma janela para testar o teclado, se tudo estiver normal digite o número 1 e passa para o próximo passo, no entanto pede um login root, entre com esse valor e pressione a tecla enter.

Na sequência podemos particionar o Hard Disck. Que o mesmo foi particionado para receber o Sistema Operacional e a outra para ser usada como Swap. Podemos entrar com dois valores para prepar o HD, #cfdisk ou #fdisk, porém neste relatório vai ser abordado a o comando #cfdisk pois na prática foi usado o mesmo.

Logo após digitar o comando pode ser visto o HD, abaixo seleciona a opção NEW e pressiona enter, escolha a opção primária (Primary) para ser criada, e depois da primária tem que criar a partição de swap. Seleciona NEW e depois a opção Beginning. Sendo que cada criação de uma partição pode escolher o seu tamanho, no entanto o sempre a primária tem quer ser bem maior do que a de Swap. Na sequência escolha o tipo da partição, selecionando Type, onde vai aparecer vários códigos para partição, pressione enter, escolha o código 82 para partição com Swap. Os duas partições vão está para boot, selecione o item Write e pressione Enter e em seguida entre com o valor Yes e assim temos o HD desejado. Selecione Quit e pressione ENTER para o próximo passo.

Quando o terminal aparecer, digite Setup para a instalação, em seguida aparecerá uma tela, onde seleciona a opção ADDSWAP e pressione OK, com isso aceita a formato atual do HD, selecione OK e a formatação começará. Em seguida aparecerá uma tela da configuração da Swap e selecione YES. Logo aparecerá uma lista de partições onde deve ser instalado o Sistema Operacional. Como no caso desse servidor foi criado somente uma partição então só aparecerá uma, com o caminho /dev/hda1 linux e o tamanho da mesma. Na próxima tela será perguntado se deseja realmente formata a partição selecionada, selecione a opção Format e digite ENTER. Na tela seguinte digite que sistema a partição irá receber. Neste caso foi escolhida a Ext3.

Posteriormente será perguntado se deseja que a partição fique acessível automaticamente e ainda onde a partição seja montada. Na parte prática desse relatório foi o diretório /mnt/winXP e na sequência foi escolhido o item 4096 e pressionado ENTER. Assim que ocorrer o termio da operação aparecerá uma tela de conclusão do processo. Escolha a opção OK.

Em seguida aparecerá uma tela onde devemos escolher a origem de instalação do Slackware 12.1. Neste caso foi escolhido a opção 1 (install from a Slackware CD or DVD), e assim aparecerá uma nova tela escolha a primeira opção, cujo é AUTO para o SETUP detectar automaticamente o DVD de instalação. E assim começa o scaneamento do DVD. Com tudo aparecerá uma tela para escolher os pacotes de instalação, no caso desse servidor foi escolhido todos os pacotes. Após a escolha dos pacotes, foi selecionado a primeira opção FULL, selecione ok para instalação prosseguir.

Ao terminar a instalação aparecerá uma tela de Bootdisk pressione enter, para continuar. A próxima perguntará onde o kernell vai ser instalado e por padrão foi escolhido a opção Skip. A próxima tela perguntará se quer criar um disquete de boot, no caso desse servidor não foi feito está escolha.

A próxima tela será perguntado qual o gerenciado para boot, este servidor foi o LILO, com a opção SIMPLE. Logo será perguntado a resolução da tela, onde o gerenciador de boot será instalado, neste caso foi escolhido o MBR. A próxima tela será perguntado qual o tipo do mouse, neste caso foi escolhido o ps2. Após vem a configuração da Network onde foi escolhido a opção NO. Logo será perguntado a opção dos programas que vão iniciar automaticamente. Optei pelo o programa rc.sshd para fazer acesso remoto e o rc.syslog que registra as informações do próprio kernel e os demais deixei desmarcados.

Logo depois podemos escolher fontes personalizadas, a opção NO foi marcada e o relógio foi configurado para não funcionar de acordo com um servidor UTC. Logo após podemos escolher o fuso horário, onde foi escolhido america/sãopaulo. E também podemos escolher qual o gerenciador de janelas, foi escolhido o KDE. E por ultimo podemos escolher a senha para administrador root, neste caso foi esolhido a senha RIBEIRO.






Nestes link's podemos ver videos da instalação do slackware:

Parte 1 :
http://www.youtube.com/watch?v=w3Dap10koZA&feature=related

Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=nWCMwFjySXE&feature=related

Parte 3:
http://www.youtube.com/watch?v=nDWLYaW20K0&feature=related


Faça o download do slackware 12.2

Link
http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/distro22.html

2 comentários: